quarta-feira, 28 de julho de 2010

A HIERARQUIA DOS ANJOS:

ESTUDO DE CORNÉLIO AGRIPPA:

Cornélio Agrippa foi um dos mais importantes magos do século XVI. No capítulo XVII do III capítulo de sua Obra Oculta Philosophia, há um estudo bastante interessante sobre "Anjos"





Agrippa inicia citando a opinião de teólogos cristãos e de filósofos gregos, como Dionísio e Proclo, segundo os quais há três "diferenças" de anjos, cada "diferença" estando dividida em três ordens. Assim: três hierarquias, cada uma divididas em três coros.

1. Hierarquia: Serafrins, Querubins e Tronos: Entes espirituais que contemplam a Ordem da Divina Providência. Os Serafins, contemplam na Bondade de Deus; os Querubins, a Essência de Deus em Sua Forma; e os Tronos, a Sabedoria Divina.

2. Hierarquia: Dominações, Virtudes e Potestades: "demônios mundanos que cooperam no governo do mundo" (a palavra "demônio" utilizado em sentido mais arcaico, ou seja, um termo genérico aplicado para qualquer entidade espiritual, divididas em demônios celestes e demônios infernais. Por "mundo" entende-se o mundo superior, o Universo).

As Dominações, "ordenam o que os outros executam"; as Virtudes administram os céus e cooperam às vezes com a realização de milagres; e as Potestades rechaçam o que aparentemente pode perturbar a Lei Divina.

3. Hierarquia: Principados, Arcanjos e Anjos: "demônios ministros, que têm a seu cargo a custódia das coisas celestes deste mundo inferior". Os Principados se encarregam das coisas públicas, dos príncipes e magistrados, das províncias e reinos (acredita-se que, conforme fica patente no Velho Testamento, cada país ou reino tenha seu anjo regente). Os Arcanjos assistem aos sacrifícios, dirigem o culto divino de cada homem oferecendo às divindades os sacrifícios humanos. Os Anjos dispõem de coisas menores e guardam cada um em particular; dão Força e Virtude às ervas, pedras e coisas inferiores; e possuem coisas em comum com Deus e com os homens, sendo nossos mediadores.

Fonte: http://gerpjo.blogspot.com

Pesquisa: Bell Rocha


Nenhum comentário:

Postar um comentário